- Evidenciador ,
- 11 jul 2025
Nas conversas com as minhas clientes, principalmente quando faço análise de guarda-roupas, sempre percebo uma falha, um problema que é um dos responsáveis pela dificuldade de se vestir com facilidade no dia a dia: o armário disfuncional.
Um armário pode ter várias falhas que o tornem disfuncional, mas, uma das maiores é a presença massiva de peças que não combinam bem entre si. E aqui eu não estou falando de peças que você aí não consegue combinar, mas sim peças que realmente não funcionam com a maioria do armário. Eu chamo de peças rebeldes.
Uma peça não é rebelde por si só. O que faz uma peça ser rebelde são as nossas escolhas.
As peças rebeldes acontecem por dois principais motivos: mal hábito de adquirir roupas sem levar em consideração o que já se tem no armário e a ausência de peças base e neutras, que combinam com facilidade.
Isso acontece com ainda mais facilidade quando nosso armário possui uma quantidade muito grande de estampas. Elas são ruins? De forma alguma! Mas estampas são menos simples de combinar e é justamente por isso que o ideal é que elas formem no máximo 30% do nosso armário (pensando não só em blusas, mas também vestidos, calças, saias, entre outros).
O melhor é que esse problema tem solução!
A melhor forma de acabar com as peças rebeldes e garantir a funcionalidade do seu armário é fazendo a análise do mesmo: observando tudo o que se tem e analisando quais as peças que estão travando as suas combinações.
Anote! Quais são essas peças? E a partir disso você tem duas possibilidades: comprar peças para combinar com as rebeldes ou livrar-se delas. Eu te recomendo a primeira.
Mas calma!! Nada de sair comprando sem analisar tooodo o seu armário e ver se essa peça “difícil” é realmente rebelde ou você que não parou para pensar a respeito das possibilidades dentro do que você já tem.
E por isso que o inventário do seu armário é tão importante e a sua análise deve se encerrar com ele. Ao analisar as suas peças, fotografe-as e guarde. Você pode salvar essas imagens no Pinterest ou em aplicativos específicos para esse fim - eu te indico o Stylebook, ele custa em torno de R$ 15 reais e é o mais completo que já encontrei.
Essa análise e inventário dá trabalho? Sim! Mas vale muito a pena. O inventário te traz domínio sobre o que você tem, facilitando tanto o processo de combinação como o processo de compra. Sabendo o que você tem em casa, você nunca mais vai comprar peças que se tornarão rebeldes e quase impossíveis de combinar com o que você já tem!
Esse é um dos segredos de um armário que funciona!