- Evidenciador ,
- 13 jun 2025
Além do surgimento de influenciadores, o advento das redes sociais gerou um fenômeno ainda mais curioso: o dos influenciadores virtuais. Trata-se de uma espécie de mascote para marcas ou simples criações humanoides cheias de gingado e carisma que atraem a atenção de milhões de usuários nas plataformas e ganham até selo de verificação.
As mentes por trás das marionetes são de todos os cantos do mundo, da Coreia do Sul até aqui, no Brasil. Segundo o site Virtual Humans, especializado em “humanos virtuais”, blogueiros do tipo recebem três vezes mais engajamento do que humanos comuns.
A plataforma enumerou os 10 influencers virtuais mais seguidos de 2022, somando o número de seguidores em todas as redes sociais. Entre os nomes da lista estão a Lu do Magalu (em primeiro lugar) e o CB das Casas Bahia (na quarta colocação). Confira o ranking completo a seguir.
A Lu foi criada em 2003 como a voz nos alto-falantes das lojas do Magazine Luiza. Sua primeira aparição na forma humanoide foi em 2009 no canal do YouTube da marca. Hoje, com mais de 55 milhões de seguidores nas plataformas, ela apresenta os novos produtos da empresa por meio de vídeos.
Criada em 1959, a boneca mais famosa do mundo se adaptou à nova geração e ganhou perfis nas redes sociais, onde ela publica conteúdo para empoderar e educar crianças. Só seu canal do YouTube tem mais de 10 milhões de inscritos.
Sim, uma das influenciadoras virtuais mais seguidas é uma “salsicha” colorida com rosto, braços e pernas. A Nobody Sausage faz sucesso nas redes com suas danças virais, sempre surfando nas trends. No TikTok, tem mais de 14,1 seguidores. Em 2021, ela foi nomeada a influencer virtual com o crescimento mais rápido, e ainda estrelou campanhas de marcas como Hugo Boss.
Em 2017, a Casas Bahia decidiu “envelhecer” seu mascote criança, já conhecido há anos pelos consumidores da empresa, e criou um adolescente virtual para acompanhar suas campanhas. Chamado de CB, ele tem o Facebook como sua principal rede social, com mais de 5,3 milhões de fãs.
Criado em 2019, o FNMeka é um robô rapper com estética ciborgue. No TikTok, ele posta conteúdo focado em desafios virais e chocantes para uma audiência de mais de 10 milhões de usuários. O influencer até já vendeu um vídeo como NFT (token não fungível) por US$ 14 mil.
Miquela, de 19 anos, ficou conhecida como a primeira influenciadora virtual hiperrealista a ganhar popularidade e se tornar mainstream. Ela leva seus seguidores (mais de 3 milhões no Instagram e 3,5 milhões no TikTok) por sua vida cotidiana em Los Angeles. A jovem já apareceu em campanhas de marcas de moda e tecnologia e lançou seus próprios NFTs.
Com estilo anime, a garota de 16 anos Hatsune Miku é um ídolo virtual no Japão. Seu sucesso veio após ela virar o rosto da Crypton Future Media, distribuidora e criadora de Vocaloids (softwares de voz gerados por computador). Hatsune atingiu um grau tão grande de popularidade a ponto de vender performances em holograma de músicas solicitadas por fãs. Seu canal no YouTube tem mais de 2,1 milhões de inscritos.
Outro influenciador criado com base em comida é o Good Advice Cupcake, um bolinho adorável cujo propósito é transmitir mensagens inspiradoras – e às vezes cômicas – para seus seguidores (2,4 milhões no Instagram e 2,3 milhões no TikTok).
Outra brasileira na lista é a Any Malu, protagonista de seu próprio desenho animado no Cartoon Network, “O Surreal Mundo de Any Malu”. Nas redes sociais, os fãs podem acompanhar mais um pouco sobre seu dia a dia, além de assistir trechos de episódios. No YouTube, Any tem mais de 3,3 milhões de inscritos.
A dupla animalesca Tito Lazzardo e Catty B levam os desafios de dança, populares no TikTok, a um outro nível. Criado em 2020, o perfil na plataforma tem mais de 5,2 milhões de seguidores.
Jaqueline Piva | Época Negócios