O VALOR DA SUA EMPRESA

COLUNA | Alessandro Portari


É muito comum atualmente, nos depararmos com uma grande gama de conteúdo sendo criado através de livros, vídeos, artigos e cursos sobre um tema que acredito todos já devam ter ouvido falar: “Geração de Valor”.

Mas a final, o que é e a que se refere essa tão falada Geração de Valor?

Em sua grande maioria, o conteúdo apresentado diz respeito a Geração de Valor para o cliente, que basicamente é um conceito bem simples: fazer com que seu cliente sinta que quando adquire um produto ou serviço da sua empresa, ele está recebendo mais do que está pagando, tendo assim, uma perspectiva que pagou barato pelo recebido.

Este é um conceito muito importante e que deve ser trabalhado dentro das organizações para garantir a fidelidade de seus clientes e o aumento de suas vendas. Mas e quanto a Geração de Valor para sua empresa? Você já parou para analisar o quanto você se dedica para gerar valor ao seu cliente e o quanto para gerar valor à sua empresa? Como avaliar a minha empresa? Quanto vale minha empresa? Como gerar um aumento de valor para minha empresa?

Poderia discorrer aqui várias informações técnicas sobre como calcular o valor de uma empresa, o tão falado Valuation mas a não ser que você seja um perito na área de finanças, dificilmente conseguiria calcular por conta própria o valor da sua empresa, e neste primeiro momento isto de nada ajudaria no seu dia a dia.

Precisamos ter em mente que: Uma empresa saudável não deve ser avaliada somente pelo que possui no momento, mas sim pelo que ela pode render no futuro, ou seja, uma empresa vale a sua capacidade de geração de caixa futuro. Quanto maior for a capacidade da minha empresa gerar caixa no futuro, maior será seu valor.

Agora, se uma empresa vale o que ela consegue gerar de caixa no futuro, como fazer com que minha empresa consiga com o passar do tempo aumentar a sua capacidade de geração de caixa e com isso aumentar seu valor? Há um ditado muito conhecido no ramo empresarial cujo autor ainda me é desconhecido, e já o citei em outros momentos que eu o descreveria como sendo fundamental seu conhecimento para quem já é empreendedor ou para quem tem o desejo de se tornar um empreendedor de sucesso.

“Faturamento é ego, Lucro é conceito e Caixa é Rei”

Faturamento é ego: O faturamento é muito importante, diria vital para uma empresa, porém é importante entender que, como vimos no artigo anterior, o que fecha uma empresa é a falta do dinheiro. Outro dia li uma postagem do Luciano Hang, proprietário da Havan, falando de um artigo do economista André Rocha sobre métricas de vaidade usadas atualmente. Ele traçou um paralelo com o setor de telecomunicações dos anos 90, onde naquela época as empresas de telefonia venderam suas linhas telefônicas para ficar no prejuízo, acreditando que iam dominar o mercado e assim ter lucro no futuro e a sua geração de caixa seria um reflexo da grande base de clientes. Acontece que, surgiram novas formas de comunicação e com isso hoje é difícil encontrar quem ainda tenha telefone em casa.

Lucro é conceito: o lucro de uma empresa é apurado e apresentado pelo DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), este é um relatório contábil que apresenta a Receita Bruta de uma empresa no topo de seu relatório e vem deduzindo os vários tipos de custos e despesas, destaca os impostos a serem recolhidos, amortizações, até que em sua última linha ele apresenta o lucro ou prejuízo do exercício. Este é um relatório de extrema importância, pois, é ele quem vai mostrar a você se todo o esforço com as vendas deram resultado positivo ou não. Mas isso não significa que você já está de posse deste valor; você pode apresentar um faturamento bruto extremamente alto, porém este pode ter sido gerado de vendas a prazo, cujo dinheiro ainda está nas mãos do seu cliente e não na sua. É imprescindível que sua empresa consiga produzir lucro, porém, você não consegue no dia do pagamento entregar um documento para seus funcionários dizendo que eles possuem parte dos lucros da sua empresa e que ele deve sustentar sua família com este documento. Para isso, você precisa de dinheiro!

Caixa é Rei: agora sim, é muito importante que você consiga gerar vendas e gerar lucro, mas, o mais importante é que você consiga no final das contas, ter dinheiro em caixa. Em uma sociedade capitalista, o dinheiro é o que tornará tudo possível. Veja bem: isso não significa que quem tem dinheiro pode e deve fazer o que bem entender. Temos que entender que é o dinheiro que torna tudo possível. É o dinheiro em caixa que vai possibilitar você fornecer melhores condições de trabalho a seus funcionários por exemplo, fornecer cursos de capacitação, melhorar o ambiente de trabalho, investir em equipamentos para aumento de produção, financiar a expansão dos negócios trazendo mais emprego e renda para sua cidade e região.

Quem já possui o seu negócio, ou quem ainda tem o sonho de empreender é preciso ter em mente que você precisa gerar valor ao seu cliente, mas nunca se esqueça de também trabalhar para a geração de valor para sua empresa. Ofereça ao mercado seus produtos e serviços com muita qualidade e sempre com lucro, mas nunca se esqueça que o mais importante é a sua geração de caixa. Este caixa é quem vai manter sua empresa saudável e em crescimento; é ele o responsável pelo Valor da sua empresa!

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