- Evidenciador ,
- 13 jun 2025
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou na noite desta terça-feira (17) as Lojas Americanas, em meio à revelação de um rombo bilionário na contabilidade. A varejista deve prestar esclarecimentos sobre os impactos das dívidas com bancos reveladas no balanço aos consumidores. Inicialmente a inconsistência era de R$ 20 bilhões, mas somada com a dívida bruta da empresa, de R$ 19,3 bilhões, o patamar subiu R$ 40 bilhões em débitos.
Segundo nota do Ministério da Justiça, a Senacon quer entender os seguintes pontos: quais os impactos imediatos sobre os consumidores; quais os impactos a médio e longo prazo; e quais as políticas e canais de solução de eventuais conflitos para os consumidores.
A empresa tem até 5 dias úteis para dar respostas ao Ministério da Justiça. O prazo para a resposta começará a contar a partir da data de recebimento da notificação. Caso a empresa não encaminhe os esclarecimentos no intervalo estabelecido, estará sujeita a sanções.
Em nota, Wadih Damous, responsável pela Senacon, afirma que a secretaria cumpre o papel de monitorar condutas que possam caracterizar infrações às relações de consumo em repercussão nacional. Segundo ele, o objetivo da secretaria, que integra o Ministério da Justiça, é garantir harmonia das relações entre empresa e consumidor, com base, principalmente, na defesa dos consumidores.
Além dos pontos de venda físicos, o Grupo Americanas detém as seguintes marcas: Americanas.com, Shoptime e Submarino. Na quinta-feira (12) à noite, o presidente da varejista pediu demissão após revelar que um total de R$ 20 bilhões em dívidas não havia sido lançado no balanço da empresa.