- Evidenciador ,
- 13 jun 2025
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta quarta-feira (18). O mercado aguarda pela divulgação de dados da economia americana ao longo do dia, além de repercutir falas do ministro Fernando Haddad sobre os rumos do cenário macroeconômico no Brasil.
Às 10h05, o índice avançava 0,54%%, aos 112.036 pontos.
Na terça-feira, o índice subiu 2,04%, a 109.212 pontos. Com o resultado, o Ibovespa passou a acumular um ganho de 1,55% no ano.
No cenário doméstico, investidores continuam monitorando as falas de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ontem, o ministro afirmou que é possível zerar o déficit nas contas do governo em até dois anos.
Haddad já havia dito que um novo arcabouço fiscal para o país deve ser apresentado até abril. Nesse cenário, investidores seguem aguardando novas sinalizações sobre os rumos da economia.
O ministro também voltou a falar sobre a reforma tributária, que deve ser dividida em duas etapas. “A reforma tributária que queremos votar no primeiro semestre é sobre consumo, mas no segundo semestre sobre a renda, para desonerar camadas mais pobres do imposto, e para onerar quem hoje não paga imposto. Reequilibrar o sistema tributário brasileiro para melhorar a distribuição de renda no Brasil”, disse.
No exterior, a quarta-feira é de agenda econômica movimentada. Mais cedo, a agência de estatística da União Europeia, Eurostat, informou que a inflação ao consumidor na zona do euro fechou 2022 com alta de 9,2%, conforme o que era esperado.
A partir de 10h30, importantes indicadores também serão divulgados nos Estados Unidos, com destaque para a inflação ao produtor, vendas no varejo e produção industrial. Durante a tarde, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulga o Livro Bege, documento que reúne informações sobre a economia norte-americana.
Na sequência, dirigentes do Fed devem discursar, dando novas sinalizações sobre os rumos macroeconômicos do país.