- Evidenciador ,
- 10 jul 2025
A obsessão de Hollywood por bilheterias bilionárias não é nenhuma novidade. O alto investimento em filmes baseados em grandes propriedades intelectuais e franquias inacabáveis, inclusive, nada mais é do que uma estratégia de grandes estúdios para apelar ao maior público possível e arrecadar valores cada vez maiores. Esse tiro, no entanto, muitas vezes sai pela culatra e alguns títulos se tornam financeiramente decepcionantes, seja por sua qualidade ou pelo marketing pouco efetivo.
Por outro lado, existem aqueles filmes que conseguem faturar uma bela grana para os seus respectivos estúdios, embora a recepção mista da crítica e do público faça com que eles sejam taxados como fracassos comerciais. Abaixo, relembramos algumas produções que, mesmo classificadas como flops, renderam uma bilheteria para lá de razoável - confira:
Embora tenha conseguido bater a casa do bilhão apenas uma vez, com Aquaman, o DCEU nunca passou nem perto de ser uma decepção financeira para a Warner antes da pandemia. De O Homem de Aço ao corte de Joss Whedon de Liga da Justiça, os filmes da franquia sempre ficaram acima dos US$600 milhões e isso inclui o infame Esquadrão Suicida, cujos bastidores foram bem conturbados por causa de interferências do estúdio.
Apesar de hoje ser lembrado como o pior lançamento da franquia, a versão picotada levada pela Warner para as telonas na verdade conquistou incríveis US$746,8 milhões nas bilheterias mundiais, muito graças aos ótimos trailers e ao apelo de nomes como Margot Robbie e Will Smith. Considerando que a maior parte dos personagens do filme faz parte do terceiro escalão da DC e que o próprio Esquadrão não era tão conhecido pelo grande público, esse número é inegavelmente impressionante.
Chamado jocosamente de “o primeiro flop do MCU”, Eternos teve sim uma arrecadação discreta, mas que não foi uma decepção tão grande. O longa fez só US$402 milhões, mas isso não é necessariamente algo ruim - especialmente para um filme lançado na pandemia. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, por exemplo, arrecadou US$432,2 milhões e ninguém pensa duas vezes antes de dizer que o longa do mestre das artes marciais foi um sucesso.
Eternos, aliás, concorre com alguns longas lançados bem antes da existência da COVID-19. Capitão América: O Primeiro Vingador, por exemplo, fez US$370 milhões em 2011, enquanto Homem-Formiga, de 2015, fechou sua temporada em cartaz com US$519 milhões registrados.
Nada de passar pano: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é ruim. E, apesar da qualidade duvidosa e da bizarra cena com Shia LaBeouf se balançando em cipós, o pior filme da franquia liderada por Harrison Ford conseguiu fazer US$790 milhões nas bilheterias mundiais, uma prova do apelo que a nostalgia tem no mercado da cultura pop.
Lembrado muito mais por seus defeitos que pelo baita lucro que rendeu à Lucasfilm em 2008, Reino da Caveira de Cristal teve sua bilheteria transformada num belo exemplo do Efeito Mandela e muita gente acha, ainda hoje, que o filme foi uma decepção financeira.
É até impressionante o quanto Jurassic World: Domínio veio e foi embora sem fazer o menor barulho além da decepção da maior parte dos espectadores. E, por mais silenciosa que tenha sido a estadia do sexto filme da franquia nos cinemas, ela foi extremamente eficiente, rendendo surpreendentes US$1 bilhão ao redor do mundo (o único dessa lista a chegar na marca).
Para qualquer filme, esse valor já seria impressionante. Para um que sequer parecia ser lembrado até quando estava em cartaz, é basicamente um choque.
Assim como Esquadrão Suicida, o marketing de Prometheus pode ser classificado como o principal responsável pelo bom resultado do filme nas bilheterias. Vendido como o grande retorno da franquia Alien à boa forma, o prelúdio contou com o retorno de Ridley Scott à direção e um elenco estrelado que contou com Michael Fassbender e Noomi Rapace, mas não conseguiu encantar nem os críticos nem os fãs da série de terror/ficção científica. Ainda assim, o longa conseguiu levar US$403 milhões para casa, a maior arrecadação da franquia até hoje.
Sim, hoje Prometheus figura em muitas listas de filmes decepcionantes, mas a verdade é que o longa correspondeu pelo menos às expectativas do estúdio, que inclusive autorizou a produção da sequência Alien: Covenant - outro “falso flop”.
Pré-MCU, um filme de herói passar dos US$600 milhões não era a regra, mas a exceção. O primeiro blockbuster do Quarteto Fantástico, por exemplo, arrecadou US$333 milhões em 2005, quantia mais do que o suficiente para a Fox oficializar uma sequência, apesar das críticas negativas.
Hoje esse valor pode até não chamar a atenção de muita gente, mas se lembrarmos que Batman Begins, considerado um dos melhores filmes de herói da história, fez US$373 milhões no mesmo ano, é impossível chamar o longa de Tim Story de fracasso.
Mais um filme cuja qualidade questionável dominou toda e qualquer discussão à sua volta, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar é uma grande colagem sem graça de clichês do gênero, mas os retornos de Orlando Bloom e Keira Knightley foram o bastante para atrair o público. Ao todo, o quinto filme da franquia baseada no brinquedo dos parques da Disney levou US$794,8 milhões para os cofres do Mickey. De longe o pior capítulo da história de Jack Sparrow, o filme ainda assim conseguiu superar a aquisição do longa original.
Apesar de ser um dos personagens mais importantes da história dos quadrinhos de super-herói, Shazam! não conseguiu traduzir sua relevância em hype e é, por enquanto, a segunda pior bilheteria do DCEU, atrás apenas de Aves de Rapina (que, aliás, foi lançado semanas antes do coronavírus obrigar o fechamento de cinemas no mundo todo). Ainda assim, o filme de David F. Samberg conseguiu triplicar seu orçamento nas bilheterias mundiais ao arrecadar US$366 milhões.
Assim como outros itens desta lista, o valor já foi o bastante para convencer estúdio e produtores a trazer Samberg, Zachary Levi e companhia de volta para a sequência Shazam! Fúria dos Deuses, que tem estreia marcada para março de 2023.
O filme que convenceu a Sony a “devolver” o Homem-Aranha para o MCU é praticamente irredimível. Um grande prólogo para o longa nunca feito do Sexteto Sinistro, O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro até tem cenas divertidas graças a Andrew Garfield e Emma Stone, mas, de modo geral, foi uma grande decepção para os fãs, que foram em peso assistir à sequência nos cinemas.
Por incrível que pareça, Ameaça de Electro faturou sólidos US$708 milhões, valor superior a filmes do MCU como Homem-Formiga e a Vespa, Doutor Estranho e Homem de Ferro 1 e 2 e de O Homem de Aço, lançado pela DC apenas um ano antes. Ainda assim, o filme foi considerado um grande fracasso para a Sony, que esperava faturar ao menos US$1 bilhão. Isso, obviamente, não aconteceu e o estúdio anunciou, um ano depois, a chegada de Tom Holland como o novo Teioso dos cinemas.
Não é segredo para ninguém que o primeiro Malévola com Angelina Jolie foi um sucesso. O filme superou os US$750 milhões nas bilheterias e abriu as portas para a produção de Malévola: Dona do Mal. A sequência, no entanto, foi massacrada pela crítica e pelo público, mas essa negatividade não afetou a arrecadação do longa, que chegou a fazer US$491,7 milhões ao redor do mundo.
Lançado no mesmo ano dos sucessos Capitã Marvel, Vingadores: Ultimato, Coringa e o remake de O Rei Leão, Dona do Mal acabou completamente esquecido no churrasco e muita gente até hoje tem certeza que o filme deu prejuízo para a Disney.
Dois dos filmes mais recentes da DC, Mulher-Maravilha 1984 e O Esquadrão Suicida não foram lá muito bem nos cinemas. O filme da amazona, por exemplo, fez “apenas” US$169,6 milhões nas bilheterias, enquanto a estreia de James Gunn no DCEU deu um retorno de US$168 milhões ao redor do mundo. Acontece que ambas as produções foram lançadas simultaneamente nos cinemas e na HBO Max, onde bateram recordes.
Lançado em dezembro de 2020, MM84 foi assistido em aproximadamente 3,2 milhões milhões de lares norte-americanos em seu final de semana de estreia. O Esquadrão Suicida chegou a superar o longa de Patty Jenkins, sendo visto em 3,5 milhões de casas nos Estados Unidos. Para nível de comparação, Duna - Parte 1, outro blockbuster lançado simultaneamente nos cinemas e no streaming chegou a ser reproduzido em 2,3 milhões lares, enquanto o aguardado Snyder Cut da Liga da Justiça, exclusivo da HBO Max, atraiu 2,2 milhões de usuários em seus finais de semana de estreia.