5 DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE EMOCIONAL NO TRABALHO

Confira a coluna do Psicólogo Wesley Lutero sobre o assunto.


É possível ter qualidade de vida no trabalho! É possível trabalhar com satisfação! É possível ser feliz, ser livre! Eu sou o Wesley Lutero, Psicólogo e atuo com atendimento clínico com o foco em Saúde Emocional e Trabalho. O que irei compartilhar com você aqui neste texto, não se trata apenas de teoria, mas também da minha experiência de vida. Tenha uma ótima leitura!

Eu já trabalhei em ambientes bastante desgastantes, geradores de estresse pela pressão, cobranças exageradas, metas desumanas, falta de empatia etc., além de ter trabalhado em um presídio, cuja realidade é bastante desafiadora. Presenciei colegas de trabalho adoecerem no ambiente organizacional, assim, eu estive sempre buscando como ter saúde emocional neste contexto, auxiliando os colegas na busca da qualidade de vida, com resultados percebidos.

Como saber se você é emocionalmente saudável no seu ambiente de trabalho? A resposta é muito simples! Basta fazer uma reflexão sobre como anda as suas relações com os colegas de trabalho, com os seus gestores e com clientes. Além disso, é importante avaliar o nível de satisfação que você tem com aquilo que realiza na empresa.

Cada vez mais se ouve falar na Síndrome de Burnout, também conhecida como esgotamento profissional. Trata-se de um estado de estresse extremo e crônico, geralmente provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. O termo em inglês “Burnout” significa queimar algo até o fim. Portanto, quem sofre deste problema, perde suas energias físicas e emocionais, por conta de uma rotina profissional desgastante.

A prevenção é sempre o melhor remédio; como diz o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Desta forma, mesmo que alguém não se encontre com um diagnóstico da síndrome de Burnout, pode se prevenir a fim de não chegar a este ponto. Por outro lado, se alguém percebe os sintomas físicos e emocionais presentes, também não é o fim. Há uma saída. Busque ajuda profissional.

Neste texto, procuro mostrar um pouquinho a respeito do esgotamento emocional no trabalho (Síndrome de Burnout), demonstrando algumas causas, sintomas físicos e emocionais e, em seguida, apresento cinco dicas de ações que contribuem para uma melhora com relação à saúde emocional no trabalho. Tudo muito prático e dinâmico, pensando em facilitar a sua vida!

ALGUMAS CAUSAS

Estudos mostram que, dentre tantas causas que podem levar a um esgotamento emocional no trabalho, podemos destacar as seguintes: ambientes de cobrança excessiva, alta carga de volume de trabalho, responsabilidade excessiva, pressão constante, longas jornadas de trabalho, conflito com colegas de trabalho, pouco repouso.

SINTOMAS

Existem tanto os sintomas físicos quanto os emocionais. Ambos afetam consideravelmente a qualidade de vida do colaborador, não apenas no ambiente de trabalho, mas nas suas relações pessoais também.

SINTOMAS FÍSICOS

Cansaço excessivo, dor de cabeça, transpiração constante, fadiga, pressão alta, alteração dos batimentos cardíacos, dor muscular, problemas gastrointestinais, dificuldade em respirar, alergia e coceira crônica na pele.

SINTOMAS EMOCIONAIS

Desânimo acentuado, dificuldade de raciocinar, irritabilidade, preocupação constante, alterações do sono, sentimento de incapacidade ou inferioridade, falta de motivação, falta de criatividade, depressão e ansiedade.

VAMOS ÀS 5 DICAS!

DICA 1: “Conhece-te a ti mesmo!”

Desde os primórdios da humanidade as pessoas já tinham a noção da importância do autoconhecimento. Muitos atribuem a frase "conhece-te a ti mesmo" ao filósofo grego Sócrates (479 a.C. - 399 a.C.). Sem dúvida, um dos primeiros passos para o desenvolvimento da saúde emocional é investir em se conhecer. Reconhecer os próprios potenciais e limitações contribui para que o profissional consiga saber o que realmente o motiva e o satisfaz. Assim, torna-se possível a aquisição do autocontrole, o qual contribui para conquistar a confiança em si próprio, dos colegas de trabalho, clientes, etc. Quanto mais você se conhecer, mais saberá lidar com as mais diversas situações que ocorrem no ambiente de trabalho, tendo eficiência e eficácia na execução das suas tarefas diárias.

DICA 2: Comunique-se bem!

Uma das grandes dificuldades de muitos trabalhadores está na capacidade de ter uma comunicação eficaz, ou seja, aquela que realmente alcança o objetivo pretendido. Parece simples, mas para se ter uma boa comunicação, faz-se necessário um bom investimento em si mesmo. Uma comunicação precária provoca conflitos desnecessários, compromete a produtividade e coloca em risco bons relacionamentos interpessoais.

DICA 3: Desenvolva a resiliência!

Sermos resilientes nada mais é do que adquirirmos estruturas mentais que nos capacitam para, apesar dos pesares, seguirmos em frente! Darmos a “volta por cima”; “transpormos as muralhas”; “escalarmos as montanhas”; “encararmos os desafios de frente”, para que sejam vencidos! É não desistirmos diante de uma derrota, pelo contrário, é “sacudir a poeira”, erguer a cabeça e tentar novamente, e de novo, e outra vez, até conseguirmos!

DICA 4: Pratique o amor ao próximo!

Pesquisas científicas comprovam que, quando ajudamos as pessoas, também ajudamos a nós mesmos. Um pequeno gesto de gentileza dispensado a alguém é um forte remédio contra o estresse cotidiano. Fazer proativamente as coisas para outras pessoas quando estamos estressados é uma estratégia altamente eficaz para lidarmos com preocupações diárias e tensões.

DICA 5: Não procrastine!

Você já deve ter ouvido o ditado popular: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Ele representa uma grande verdade também quando o assunto é saúde emocional no trabalho. Isto porque, ao deixarmos de fazer algo que já dá para ser feito, somos submetidos a uma sensação de improdutividade, além de provocar o acúmulo de tarefas, levando-nos, consequentemente, a estresses desnecessários.

Cuidar da saúde emocional no trabalho proporciona qualidade de vida! Trata-se de se priorizar, se cuidar, investir em si mesmo! Portanto, bora colocar as cinco dicas em prática?

Psicólogo Wesley Lutero M. Da Silva

CRP: 06/167771

www.wesleylutero.com.br

(18) 99609-6460 | Instagram: @psi_wesleylutero

Autor da matéria: Wesley Lutero

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