Com mais de 85 pessoas, 250 atendimentos e um média de gasto de R$ 50 mil reais em tratamento odontológico, a Dr. Hilka Naoe de Osvaldo Cruz finalizou uma missão muito especial e desafiadora.

Foi em Manari-PE que um movimento da Igreja Batista Betânia, liderada pelo Pr. Paulo Elias, chamado de Missão Manari 2019 montaram a sua tenda e prestaram atendimentos a pessoas necessitadas dessa região.

Com uma realidade distante da que temos em nossa região, a Dr. Conta que ao chegar no local onde atenderiam a primeira impressão a deixou assustada. Com uma realidade totalmente diferente, sem televisão, sem sinal telefônico e de wifi, antes só vista na TV e fotos, ela teve um grande choque emocional.

Ao todo, na missão estavam presentes diversos profissionais, com uma equipe de saúde e enfermagem que atendeu muitas pessoas, equipe odontológica, equipe de mulheres que deram assistência a mulheres, ajudar a ensinar trabalhos manuais para independência financeira.

Haviam também equipe de esporte para recreação com as crianças, equipe de homens que prestaram serviços contra alcoolismo, tinhac equipe que cuidava de crianças com atividades para interação e também a ong Pão e Vida que ministrou cursos para transformar a terra infértil a terra produtiva, ensinaram sobre irrigação para plantação e criação de animais.

Para ela foi gratificante ver brotam esperança nas crianças e adultos, também o jeito eles se interessavam por tudo.      

Agora, Hilka com essa experiência passou a enxergar a vida de outra maneira, segundo ela tudo ganhou outro sentido.

 “Eles não reclamam da vida que tem, com todas as dificuldades, as crianças andam 2 horas no ponto de ônibus, eles querem aprender, querem estudar, não via ninguém reclamando da vida que tinham lá, agradeciam pra Deus por tudo que conseguiam, que na nossa visão é muito pouco, pra eles ainda era muito. Isso me tocou bastante”.

Os voluntários trabalhavam com amor, sem pensar na troca. Emocionada ela conta que nunca viu tanto amor e doação e em um só lugar. Nem a palavra de Deus sendo vivenciada tão profundamente.

Para quem se interessar, podem estar ajudando com doações ou com o ato de voluntariado.