As religiões sempre foram motivo de muita briga e afastamento. Muitas pessoas deixam de se gostar e de conviver devido à divergência de crenças, e em alguns lugares do mundo, pessoas morrem todos os dias por escolherem seguir determinado caminho.

Nessa sociedade de tanta intolerância e preconceito, é muito bom quando ficamos sabendo de notícias positivas relacionadas à religião. Todos sabemos que mais importante do que o rótulo do lugar que você frequenta é como você pratica tudo aquilo que lhe é ensinado, e uma das lições mais importantes que podem ser aprendidas em qualquer doutrina é o amor e a ajuda ao próximo.

Foi baseado nesse princípio que evangélicos, católicos, umbandistas e espíritas se juntaram em uma ação social em Santíssimo, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de ajudar cerca de 130 famílias carentes da comunidade.

A iniciativa partiu dos evangélicos que começaram a fazer um estágio na Tenda Espírita Caboclo Flecheiro como uma maneira de aprender mais e ajudar as famílias.

Enxergo Deus e Jesus dentro desse terreiro. Eu precisava de um estágio e, quando fui convidada a participar, corri no banheiro da faculdade (evangélica) e orei: Senhor, entrego em tuas mãos. Vim confiante. O objetivo aqui é só a ajuda ao próximo”, conta Rosemere Mathias, que frequenta a igreja Assembleia de Deus Nova Filadélfia.

A ação realizada pelos fiéis não tem finalidade litúrgica, o objetivo principal é colocar em prática o que aprenderam no curso de Assistência Social, e aprender um pouco mais sobre diferentes crenças.

As pessoas envolvidas na ação se reúnem no terreiro a cada 15 dias, lá eles organizam os alimentos e depois entregam para as famílias carentes. As famílias que são ajudadas pelo projeto passam por uma triagem para explicar suas necessidades. Elas também são apoiados com orientações sobre saúde, justiça e burocracia.

Os fiéis ainda promovem palestras educativas sobre temas como verminoses, uso de preservativos e câncer de mama, tudo sem nenhum custo.

No fim do dia, ao ter ajudar ao próximo, o que fica evidente e se sobre sai a religião, é uma coisa só: o amor! Praticar o amor e o bem, vai além de pré-conceitos, é entender a palavra de Deus e se doar ao próximo.

Fonte: Razões para acreditar.