O Movimento Escalada está há mais de 30 anos na Paróquia São José (Osvaldo Cruz – SP) e foi introduzido pelo memorável Padre José Maria Louveira em 1984. O retiro acontece duas vezes por ano na Fazenda Oroitê em Inúbia Paulista, com 50 jovens para se tornarem novos alpinistas. O Movimento é conhecido por grande parte da população e leva consigo mais de 3.300 alpinistas formados na Paróquia da cidade.
Sempre em contato com o jovem, a Escalada participa de eventos sociais durante todo o ano, e agora estão em preparação para a 63ª edição do retiro, o primeiro de 2019. É comum dúvidas surgirem, então, o Evidenciador está aqui para te ajudar.


Dúvidas que sempre aparecem:

O que, quando e onde?
A Escalada é um movimento da igreja católica (integrantes de outras religiões também podem participar, viu? Todos são bem-vindos!) que visa o crescimento espiritual, abordando uma nova forma de se conectar com Deus e a natureza. O retiro acontece durante 3 dias na Fazenda Oroitê, em Inúbia Paulista. É um lugar lindo e abençoado! A Escalada sempre está em movimento, pois os encontros acontecem em feriados prolongados e também existem as reuniões de domingo e diversos eventos durante o ano.

Quem pode fazer o retiro?
Para participar do retiro, você deverá ter no mínimo 15 anos até a data de ir para a Fazenda. Não pode ser casado e nem estar em uma união estável. Se for sorteado e não estar presente, sua vaga será preenchida por outra pessoa.

Como faço para me inscrever?
A primeira coisa que você tem que fazer é acessar este link: http://escaladaosvaldocruz.com.br/category/inscricoes/ e responder o formulário. Serão perguntas sobre sua vida religiosa, algumas coisinhas sobre sua família e fica tudo certo. Ah, no final, você pode colocar o nome completo de algum alpinista que te indicou, só para dar um reconhecimento para o amigo, né? Depois de feito, é só aguardar o sorteio!

Como funciona o sorteio?
No dia do sorteio, é importante que você chegue uns 30 minutos antes de começar. Geralmente acontece na igreja matriz de Osvaldo Cruz, e tudo é realizado de uma forma bem simples, com todos participando. Eles retiram o papelzinho da caixinha, leem o nome alto e pronto! Se você estiver lá, parabéns, mas caso não, perderá a chance e será sorteado outro em seu lugar :/ Os representes valerão apenas se estiver ocorrendo outro evento religioso na cidade e estiver um grande número de inscritos participando nele.

O que acontece no retiro?
O retiro do Movimento Escalada é diferente justamente por abordar temas que são muito simples, mas causam impacto na vida de quem os vive. É importante manter em sigilo os detalhes que acontecessem por lá, o que torna a experiência bem mais imersiva e única! Mas só para te deixar menos ansioso, eles abordam temas de personalidade, família e igreja.

Fiz o retiro. E agora?
Depois que você se tornou um alpinista autêntico, recebe a missão de levar consigo o Movimento Escalada para onde for. Como citado anteriormente, a Escalada realiza reuniões todos os domingos, às 14 horas na Sala de Palestras da Paróquia São José em Osvaldo Cruz. Além das reuniões semanais, tem produção de pó-de-serra para a procissão de Corpus Christ – eles enfeitam as ruas também-, visitas ao asilo e ao Lar das Crianças, participação do Coral da Escalada nas missas, também acontece de ter sempre um vôlei bacana…gostou?

Quando acontecerá a primeira Escalada do ano? E a segunda?
A 63ª acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de maio. Uma dica: verifique se você terá compromissos inadiáveis durante os domingos que antecedem a data do retiro. Acontecerão reuniões de preparação muito importantes e não pode faltar!
A 64ª acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro. A dica acima também vale aqui.

Recapitulando: para realizar o retiro de 3 dias na fazenda, você precisa ter no mínimo 15 anos, não ser casado e nem estar em uma união estável, estar presente no dia do sorteio e é claro, estar disponível para realizar o retiro no dia da Escalada que você fizer. 

Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas. Qualquer complicação, é só entrar em contanto com o Movimento Escalada através das redes sociais linkadas abaixo:
Instagram
Facebook