Atualmente, todo evento grande vira uma forma de praticar o golpe no WhatsApp, e não há evento maior acontecendo no Brasil do que, obviamente, as eleições. Diante disso, não é novidade que uma nova ameaça tenha se espalhado pelo aplicativo prometendo que as pessoas votem em seu candidato preferencial para a presidência.

imagem-300x201 Alerta: golpe se espalha no WhatsApp prometendo acesso a pesquisa eleitoral
Links que circulam no WhatsApp é falso. (Imagem: Reprodução)

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, circulam pelo aplicativo links que prometem dar aos usuários a oportunidade de votar em pesquisas do Ibope e do Instituto Datafolha. Nos dois casos, o link é falso e se utilizam dos temas para se espalharem entre os usuários.

Em contato com a Folha de S. Paulo, a empresa de segurança Kaspersky afirmou que, ao contrário de muitos ataques do tipo, os usuários afetados não são orientados a instalar nenhum aplicativo malicioso no celular, o que reduz o impacto do golpe, mas ainda assim não é um processo livre de riscos. Tanto Ibope quanto Datafolha se manifestaram afirmando serem falsos quaisquer tipos de convite para participar de pesquisas de opinião pela internet.

 

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo