Lilian Fortuna, hoje empreendedora na área da moda e com uma coleção que acabou de ser lançada, teve uma longa caminhada até aqui. Ela que também é influencer e consultora de moda já passou pelas salas de aula como professora de matemática.

Conheça a história da estilista que é apaixonada por empreender neste universo da moda.

Confira a entrevista:

EVIDENCIADOR: QUEM PASSOU A TE ACOMPANHAR RECENTEMENTE NÃO SABE QUE VOCÊ, ANTES DE CONSULTORA, TEM UMA HISTÓRIA COM A MATEMÁTICA. CONTE UM POUCO SOBRE ISSO!

LILIAN FORTUNA: Venho de uma família só de funcionário público. Minha mãe é professora, já foi diretora de escola e hoje é supervisora, meu pai é professor aposentado e minha irmã mais velha também é professora e morávamos em Salmourão, como antes não tínhamos muito acesso a informação eu nem sabia o que era cursar moda ou um mesmo um emprego.

Eu queria ser jornalista, aí minha mãe disse que minha irmã já estava fazendo faculdade, que não tinha dinheiro e que seria professora. E eu fiz matemática. Acho que pela carência da família, ela quis que todos tivéssemos emprego que ela saberia que a gente teria um dinheiro. Eu odiava a faculdade, mas sempre fui preocupada com o que os outros pensavam e as notas ficavam disponíveis no mural da faculdade e por isso tinha medo de ter nota baixa, então eu sempre tirava 10.

Após esse período comecei a dar aula – esse foi meu único emprego -, mas a minha paixão começou a nascer quando peguei aulas minhas e parei de fazer reposição. Eu amava a sala de aula, até hoje sou apaixonada por alunos, para mim eles são tudo, são minha saúde. Além de professora eu já tive experiência na direção de escola, na supervisão de ensino e fiz mestrado.

EVIDENCIADOR: EM QUE MOMENTO E COMO A MODA ENTROU NA SUA VIDA?

LILIAN FORTUNA: Minha história com a moda existe desde sempre. Lembro que no último ano de faculdade, eu quis trancar para fazer um curso de moda em Lúcelia, mas não deu certo. Me inscrevi em vários cursos, mas sem sucesso. Não desisti, fui fazendo cursos online por conta até que comecei uma pós-graduação na Unoeste, que terminei em 2018. Nesse mesmo período passei em um concurso para ser diretora em São Paulo e fui pra lá, onde aproveitei a oportunidade participando de tudo que era sobre moda.

Mas o start para trabalhar com isso foi em uma imersão que fiz em São Paulo, tudo conspirou para que eu não participasse, mas deu certo e eu fui. Voltei de lá inspirada e resolvi fazer uma oficina de moda em um prédio que tínhamos. Eu reformei o espaço e quando fui ver já tinha uma empresa montada. Minha ideia era ter uma escola de moda, porque eu era apaixonada e pretendia ter cursos para ensinar e assim comecei a trabalhar definitivamente com moda.

IMG_1180-1024x683 Da matemática para o empreendedorismo e influência digital: Lilian Fortuna é hoje empreendedora no mundo da moda

EVIDENCIADOR: HOJE VOCÊ É A MARCA LILIAN FORTUNA CLOTHES. COMO FOI O CAMINHO ATÉ AQUI? COMO INICIOU ESSE PROJETO?

LILIAN FORTUNA: Quando fui pra Paris, eu criei minhas roupas para todos os dias da viagem e vi ali que eu tinha capacidade de produzir e criar muitas coisas em curto tempo. Quando voltei de lá começaram os pedidos de figurino, eu topei e deu certo. Também me inspirei em quem tinha a mesma história que eu, que apostou em uma marca e deu certo. Além disso, foi também em outra imersão, no Rio de Janeiro que isso se tornou uma hipótese, porque até então eu sempre disse que não queria ter loja. E assim eu criei a marca Lilian Fortuna Clothes.

EVIDENCIADOR: ATUALMENTE O QUE VOCÊ FAZ DENTRO DA SUA ÁREA?

LILIAN FORTUNA: Abandonei as salas de aula. Hoje sou influencer, consultora de moda e tenho minha marca, para qual desenho todas as peças.

EVIDENCIADOR: COMO EM DIVERSOS SETORES, VOCÊ TAMBÉM PRECISOU SE REINVENTAR DURANTE A PANDEMIA? DE QUE FORMA ENCAROU O MOMENTO?

LILIAN FORTUNA: A pandemia para mim foi um tempo para amadurecer o meu propósito. Neste meio eu comecei a vender máscaras e deu muito certo. Até pensei em voltar para a escola por questão de estabilidade, mas as coisas foram acontecendo, eu comecei a inovar e foi nesse tempo que eu criei minha equipe, consegui a mão de obra que eu precisava para a minha marca e hoje deu tudo certo, depois de chorar, refletir, planejar e empreender.

EVIDENCIADOR: COMO VOCÊ SE TORNOU INFLUENCER?

LILIAN FORTUNA: Eu não quis ser influencer, foi uma coisa que aconteceu. Eu influenciava sem perceber, até quando estava ainda em sala de aula. Como a gente fica em evidência, atraímos olhares das empresas e aí chegam as parcerias.

EVIDENCIADOR: TODA A PRODUÇÃO DA LILIAN FORTUNA CLOTHES É IDEALIZADA POR VOCÊ? ALÉM DISSO, VOCÊ É QUEM PRODUZ AS PEÇAS OU CONTA COM APOIO DE UMA EQUIPE?

LILIAN FORTUNA: Sim, sou eu que idealizo. Hoje trabalham para minha marca eu, meu marido, quatro funcionárias e as vezes terceirizo alguns trabalhos.

EVIDENCIADOR: A SUA MAIS NOVA REALIZAÇÃO É O LANÇAMENTO DA COLEÇÃO LABIRINTO ENCANTADO. ELA FOI DESENVOLVIDA EM QUAL CONCEITO? FALE UM POUCO DAS PEÇAS DESTA COLEÇÃO.

LILIAN FORTUNA: O conceito da minha coleção Labirinto Encantado foi o momento que estamos vivendo. Eu queria lançar uma coleção de verão e comecei a pensar e estudar na coleção pensando nas pessoas em casa e no que elas estão buscando, como o conforto. Criei algumas peças, mas foi indo para São Paulo que eu tive a ideia do Labirinto Encantado e escrevi o textinho da coleção. Tenho vontade de chorar ao pensar porque enquanto eu escrevia, conseguia ver cada peça que eu tinha feito. O labirinto significa o momento que vivemos, tudo fechado, trancado, mas no final devemos ter esperança, assim como a estampa desse vestido (aponta um modelo), que é todo fechado, mas tem as cores, o verde, as flores. Eu também criei peças e acessórios em conjunto com a A Griffe e lançamos uma linha.

EVIDENCIADOR: COMO VOCÊ PRETENDE ESTAR DAQUI HÁ CINCO OU DEZ ANOS COM SEUS PROJETOS? HÁ NOVIDADES POR VIR?

LILIAN FORTUNA: Daqui cinco ou dez anos vejo que isso aqui como um espaço pequeno, queremos “subir um andar” como diz o Luciano, meu marido, que me ajuda nas finanças e é o freio para as minhas loucuras. Eu também quero a escola de moda junto com a minha marca, quero o grupo Lilian Fortuna muito forte. Inclusive, já penso em uma nova coleção. Tenho em mente outras coisas e estou pensando lá no inverno. Mas no futuro eu quero muitos funcionários, muita gente trabalhando, carregando, levando tudo isso para outros lugares, quero levar isso além, porque amo tudo o que eu faço.

EVIDENCIADOR: DEIXE UMA MENSAGEM PELO DIA DO EMPREENDEDOR.

LILIAN FORTUNA: O empreendedorismo é algo que fascina. Tem o empresário e o empreendedor. O meu marido é o empresário, faz tudo com muita cautela. Eu não, eu coloco todos os meus sonhos, os meus desejos lá em cima. Então para quem tem esse sangue empreendedor, de querer arriscar, mesmo arriscando tenha planejamento, a falta de planejamento faz você se perder no meio do caminho. O planejamento é essencial, seja diário, semanal ou mensal, esse é o foco para tudo.