A inauguração foi muito bonita e comovente. Contou com a presença de autoridades, cotistas e familiares. O vigário da paróquia, padre José Maria Louveira abençoou o edifício em nome de Deus.” (trecho retirado da Edição Especial de Natal do Jornal da Comarca em 25 de dezembro de 1985).

E foi dessa forma, há mais de 30 anos que o Angatu Hotel de Osvaldo Cruz surgiu. O Evidenciador conversou com o proprietário, Sérgio, e a conversa foi incrível! Saiba como tudo começou, o auge, particularidades e o que se pode esperar do hotel para o ano de 2019.

Arquivo-imagem-Evidenciador Angatu Hotel – Um marco definitivo. Conheça a história do hotel referência de hospedagem da região e suas particularidades
Sérgio, o proprietário.

Angatu Hotel: bons momentos passam por aqui.

Tudo começou com o senhor Abel Garcia, que na época, era o presidente da Casul. Sérgio inicia a história dizendo que o senhor Abel era um líder nato com um olhar sempre à frente do seu tempo. Participou da fundação da Dacal e encabeçou a construção do Hotel Angatu. No primeiro período da década de 80, o empresário financiava o time de basquete de Osvaldo Cruz. E não era qualquer timinho não, viu! A equipe de OC já permaneceu quase 20 anos na divisão especial do basquetebol do Estado de São Paulo. Então, o Angatu hospedava grandes times como o Corinthians, o Sírio, Francana…

O senhor Sérgio continuou a história, empolgado:

“Osvaldo Cruz era conhecido pelo basquete. Um dia, nós íamos jogar contra o Sírio, que estava hospedado no Esplanada. Mas, por uma ordem judicial, fechou o Esplanada e queriam que o time do Sírio saísse”, explicou o proprietário.

Nessa situação, Abel Garcia teria conversado com o oficial de justiça da época e conseguiu com que o time Sírio jogasse, mas somente na condição de irem embora no anoitecer. No fim, o hotel Esplanada foi lacrado. E agora? Osvaldo Cruz ficou sem hotel. Foi o momento do senhor Garcia tomar a frente em busca do progresso da cidade. Nisto, reuniu 31 pessoas (visualize os nomes na imagem abaixo) e ninguém era do ramo de hotelaria. Eram médicos, advogados e empresários que se cotizaram para a construção do Angatu para a nossa cidade. E em dezembro de 85 foi inaugurado o hotel.

png3-200x300 Angatu Hotel – Um marco definitivo. Conheça a história do hotel referência de hospedagem da região e suas particularidades

“Em 15 de dezembro de 1985 a cidade de Osvaldo Cruz por feliz inspiração e corajosa iniciativa de uma magnifica plêiade de homens amantes do progresso, recebeu como régio presente de Natal, a inauguração do maravilhoso Angatu Hotel.”

Nesta altura do campeonato, você deve estar pensando: quanta gente! 31 sócios constituíram a administração do estabelecimento. Pois é, mas com o passar dos anos alguns membros foram saindo por diversos motivos: uns se mudaram, então era bem difícil conseguir a assinatura de todos os sócios para medidas importantes e outros simplesmente não queriam mais integrar a equipe.

Em 1987 o proprietário atual, Sérgio, chegou em Osvaldo Cruz. Um pouco mais tarde, em 89, assumiu o gerenciamento do hotel juntamente com o doutor Júlio de Queiróz Neto. E, em dezembro de 2005, acabou se tornando o único sócio do Hotel Angatu.

 

O nome

4 Angatu Hotel – Um marco definitivo. Conheça a história do hotel referência de hospedagem da região e suas particularidades

A escolha para o nome do hotel foi muito interessante. O Abel Garcia, na inauguração, explicou:

“Para a escolha do nome do hotel também tivemos o cuidado de fazer a nossa comunidade participar. Fizemos um concurso através da Rádio Clube e prevaleceu o nome Angatu, que na língua Tupi-Guarani significa felicidade. Este nome foi sugerido pelo Ricardo Martins, filho do nosso sócio, Alcir Martins”.

Famosos que frequentaram o Hotel

Durante nossa conversa, o senhor Sérgio citou bastante Osmar Santos e o considerou como o Pelé da narração esportiva. Filho de Osvaldo Cruz, Osmar é o Pai da Matéria. Participou ativamente das Diretas Já, porém, em decorrência de um acidente, teve que encerrar a carreira de locutor mais cedo. Sérgio nos mostrou quadros na parede que embelezam o local, diretamente ligados ao Osmar. Só orgulho!

Além do Pelé da narração esportiva, Osvaldo Cruz também é o berço de Magic Paula, uma das melhores jogadoras de basquetebol que o país já viu. Chegou na Seleção Brasileira de Basquete Feminino e até hoje é referência na modalidade.

“Passaram várias autoridades por aqui. Dentre elas, governadores de estado, como o finado Mário Covas, Geraldo e Lu Alckmin. E muitas outras autoridades. Vários atletas a níveis de seleção brasileira, a própria seleção brasileira de basquete feminino já esteve hospedada aqui.”

Ao falarmos de cantores e atores que já se hospedaram no hotel, Sérgio diz que em todos os eventos de grandeza da região, o Angatu está presente. Paula Fernandes. Dedé Santana, Rio Negro e Solimões e Gilberto e Gilmar foram alguns dos nomes que já passaram por aqui.

Particularidades

Todo estabelecimento de décadas tem alguma história boa para contar. Perguntamos ao senhor Sérgio sobre alguma curiosidade do Angatu, e ele nos disse que todo garçom bom na cidade já trabalhou no hotel.

“Todos aprenderam aqui. Um garçom bom na cidade com certeza deve ter trabalhado aqui. Ao longo desses anos todos, nós também fomos uma espécie de escola preparatória de garçons, de profissionais ligados à área, gastronômica e de hotelaria.”

Além desse fato, o Angatu já proporcionou muitas festas que marcaram. Eventos que conquistaram um público de 1000 pessoas. O comum é 400-500 participantes. É claro que o Evidenciador perguntou sobre os famosos pagodinhos dos finais de semana e, infelizmente, o motivo para essa “pausa” é a questão do barulho, já que o hotel é cercado por uma extensa vizinhança.

Nessa conversa, o recepcionista Ed Carlos também contribuiu com algumas informações, e registrou a saudade da época em que tocava pagode nesses esquentas de final de semana.

5 Angatu Hotel – Um marco definitivo. Conheça a história do hotel referência de hospedagem da região e suas particularidades
Ed Carlos, recepcionista do Hotel.

O futuro

As expectativas para o ano de 2019 estão altas. Sérgio diz que em 2016 até 2018 foram anos difíceis para o ramo de hotelaria no país. Porém, no momento, as coisas já estão indo muito bem e tudo tende a melhorar e crescer.

“O que a gente espera: que a cidade realmente venha a crescer, que novas oportunidades de emprego surjam e com isso, temos certeza de que teremos um aumento de procura por hospedagem, de pessoas participando no nosso restaurante ou até mesmos eventos aqui dentro do hotel. Fazemos almoço, jantares de casamento, aniversários. Com o novo governo, esperamos que o país cresça e a cidade de Osvaldo Cruz também”.

O Angatu Hotel é sinônimo de conforto e hospitalidade e oferece aos viajantes, turistas, homens e mulheres de negócios e famílias, um fim de semana de recreação e lazer.

Nota do Evidenciador: pessoal, o hotel é lindo! Gigantesco, decoração impecável, muito bem cuidado. Tudo ali foi projetado pensando no seu bem-estar. Neste momento, deixamos o agradecimento ao senhor Sérgio por contribuir inteiramente com as informações da matéria. O seu comprometimento foi crucial para que fizéssemos isso. Obrigada Ed Carlos por oferecer cafezinho, prometemos que na próxima, iremos aceitar!

FAÇA SUA RESERVA AQUI: https://www.angatuhotel.com.br/